terça-feira, 23 de junho de 2015

Umectação Indiana (A verdadeira umectação capilar)

Tecnica milenar de cuidar dos cabelos: Aplicar óleo vegetal e massagear o couro cabeludo.


Essa é uma prática das indianas (conhecido como método champi) e foi um indiano que introduziu essa técnica no ocidente. Homens e mulheres na Índia massageiam os cabelos com óleos para garantir um bom crescimento e fortalecimento dos fios além de manter o couro cabeludo saudável longe de agressões externas como sol, shampoo (sim ele também agride os cabelos) e poluição.

A umectação indiana já é bem conhecida entre as gringas, mas aqui no Brasil pouca gente tem coragem de fazer umectação ou acha estranha a ideia de aplicar óleo nos cabelos.

A famosa umectação capilar (nome chique agora, pois ela é nada mais nada menos daquilo que antigamente a gente chamava de "Banho de Óleo") é um método super comum na India. As indianas desde criança dão banho de óleo nos cabelos e a prática é passada de mãe para filha. A verdadeira umectação serve para massagear o couro cabeludo e só assim ele (o couro cabeludo) absorve o óleo e ajuda a manter a oleosidade natural dos fios e mantendo a sua hidratação.

Essa massagem ajuda no crescimento dos cabelos. É um dos segredos do rápido crescimento dos cabelos das indianas.

Muita gente reclama que a umectação não dá certo, mas não sabe fazer do jeito certo. Não adianta passar o óleo no cabelo sem fazer massagem no couro cabeludo! A MASSAGEM é fundamental! 

Como fazer?
Lembra do cafuné? É igual a fazer um bom cafuné ou pressionar as pontas dos dedos (não use as unhas) e também massageie com as pontas dos dedos em leves movimentos circulares ou como se estivesse coçando a cabeça na direção da testa para a nuca. Veja como é muito comum as indianas saírem na rua com o óleo nos cabelos. Para nós parece estranho, mas para as indianas é super normal. Até os homens usam óleo no cabelo.

O vídeo abaixo ensina como fazer, você vai perceber que tem uma diferença na quantidade de óleo, umas mulheres usam mais outras usam menos, mas isso é opcional:


DICAS IMPORTANTES

Não faça escova no mesmo dia da umectação e muito menos prancha. Se você fizer isso, o efeito vai ser contrário pois o calor com o óleo deixará seus cabelos com aspecto ressecado, pesado e sem brilho.
No dia da umectação seu cabelo deverá secar naturalmente. Só assim você vai notar o efeito.
Deixe para fazer a escova ou prancha nos cabelos somente no dia que você não fizer a umectação.

Não precisa fazer hidratação no mesmo dia da umectação. Use apenas shampoo e condicionador.

Procure mudar os óleos, por exemplo, às vezes um óleo não é muito bom para os seus cabelos então outro tipo de óleo poderá ser excelente. Procure encontrar o seu preferido.

Nos cabelos secos (no cabelo sujo mesmo) você aplica o óleo aos poucos com as pontas dos dedos no couro cabeludo e vai massageando delicadamente. Após massagear bem o couro cabeludo (se você tiver tempo, faça isso por uns 10 minutos sem hesitar) aplique o óleo ao longo dos fios, mas dê atenção especial para a massagem. Aplique o óleo sem medo.

Você pode usar qualquer tipo de óleo natural (óleo de côco e azeite de oliva são os mais indicados e mais fáceis de encontrar). Esses óleos você deve comprar em casas de produtos naturais ou supermercados. Não compre em casas de cosméticos ou perfumarias pois não são apropriados para a massagem.

Uma boa dica é se você tiver alguém para massagear pra você pois quando estamos relaxados respiramos melhor, ativamos a circulação sanguínea e com isso melhoramos a oxigenação do cérebro. Mas se não tiver alguém pra fazer por você, tudo bem. Aplique você mesma (o) e massageie bem, sem pressa, para ativar a circulação.
Não é para esfregar os cabelos e nem usar as unhas. Massageie lentamente o couro cabeludo.



Super recomendo!! Você pode deixar o óleo nos cabelos umas 2 horas ou a noite toda e no dia seguinte lave os cabelos com shampoo normalmente, faça isso antes de lavar os cabelos. Ou seja, se você vai lavar o cabelo amanhã, você pode fazer o banho de óleo hoje à noite, fazer uma trança e dormir com o óleo no cabelo ou você pode fazer o banho de óleo minutos ou horas antes de lavar o cabelo como pré-poo. O cabelo não vai ficar oleoso pois é óleo natural então ele sai fácil com shampoo.
Faça de uma a duas vezes por semana, e você vai ver como seus cabelos vão ficar mais bonitos e vão crescer mais rápido, pois a massagem ativa a circulação sanguínea.
Se você entrar no clima, com o mesmo óleo finalize com uma massagem facial (técnica indiana) e deixe sua pele linda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário